Um baralho de Tarot é um livro solto de poesia espiritual, uma ilustração visual da vida, cujo simbolismo e imagética permaneceu intacta durante milénios, com uma sabedoria profunda e pura. Cada pensamento, emoção, ação ou desejo no mundo da experiência humana, está ilustrado no Tarot.
O Tarot é uma ferramenta de diagnóstico e acesso a mundos superiores. Relaciona-se com os chacras, a numerologia, a cabala, a árvore da vida, o I ching, a astrologia…
Como ferramenta terapêutica, o Tarot permite-nos aceder a camadas de significado muito profundas. Usado conjuntamente com a Terapia do Reiki, como meditação e ferramenta de auxílio ao desenvolvimento da intuição, é uma ótima maneira de percebermos quais os bloqueios (espirituais, mentais e físicos) e qual a melhor forma de proceder para recuperar o equilíbrio.
Como recuperar o equilíbrio num mundo de ruído e frenesim como o nosso? Vivemos num mundo de ruído e perturbação elétrica. Dormimos com o wi-fi ligado e a vibração constante de notificações das redes sociais; acordamos ao som dum despertador ruidoso e começamos o pequeno almoço com o telemóvel na mão a verificar as mensagens da noite anterior. Meditamos com recurso a auriculares, ouvindo sons na natureza pelo computador, tentando criar um local de magia e silêncio espiritual. Criamos as nossas vidas absorvendo estas influências e, por isso, vamo-nos afundando cada vez mais no mundo da matéria física, em relacionamentos disfuncionais e profissões sem alma, e mantemos-nos prisioneiros deste vazio espiritual, presos no Medo de sermos quem realmente somos: Seres Espirituais a ter uma Experiência Terrena.
O Tarot como ferramenta de auto conhecimento, meditação e crescimento ajuda-nos a ouvir a voz da nossa Intuição, a aceder à eterna presença Eu Sou, o nosso Eu Maior, Eu Superior (o que quer que lhe queira chamar).
O que é a intuição? A intuição é aquela voz interior que permanece separada do mundo material, do Ego, do Medo. É aquela vozinha interior alojada na Glândula Pineal, considerada o centro da ligação espiritual com o corpo físico. São os sussurros da alma, enviando-nos mensagens através do Plexo Solar, ligando a crença espiritual com o nosso poder pessoal.
Esta troca de energia entre o terceiro olho e o 3º chacra é o que cria aquela sensação de “pressentimento” que tantas vezes sentimos e não sabemos explicar; aquele saber antecipadamente que algo vai acontecer… a sensação de inquietação… a euforia que vem de lado nenhum e nos faz escolher a direção da direita em vez de virar para a esquerda numa determinada rua…
Toda a gente é intuitiva. Todos nascemos com essa capacidade, esse dom. Todos podemos desenvolvê-la e conhecer a sua linguagem. É como aprender a ler, a escrever, a interpretar… é tudo uma questão de querer e de fazer. A intuição (desenvolvimento do terceiro olho) é um músculo espiritual e faz parte da constituição do ser humano consciente. Tal como todos somos espirituais, todos somos intuitivos e psíquicos. A única questão prende-se com o queremos ou não trabalhar esse músculo, desenvolver a nossa natureza espiritual a par do desenvolvimento da nossa natureza intelectual.
Estes sentidos interiores desabrocham como antenas e atingem níveis fora dos nossos corpos físico e emocional. O modo como cada um atinge estes níveis mais elevados de super consciência ou de vibração mais elevada, depende de cada um. Uns praticam yoga, outros meditação…outros praticam exercícios de respiração e mindfulness… outros, como eu, praticam Reiki e usam o Tarot como ferramenta de auto conhecimento.
Está tudo nas cartas… a viagem do Louco representa a viagem do Ser Humano na vida Terrena, na busca pelo crescimento espiritual através das experiências mundanas. A mente comunica através de imagens e palavras; o coração através de emoções; a alma através duma ligação de conexão ao nosso Eu Superior. O Tarot liga estes três níveis, através de um simbolismo universal, criando um portal através do qual, os sentidos intuitivos são livres de explorar, reunir e traduzir sabedoria espiritual intemporal.
Os budistas acreditam que o caminho para a iluminação é através do silêncio. O tarot é uma ótima ferramenta para fazer exatamente isso, mas com auxílio de imagens… tal como um sonho vívido.
Uma vida vivida com consciência, despertos, é uma vida mágica. Viver desperto é viver prestando atenção aos nossos pensamentos, emoções, ações, escolhas e aos sinais e sincronicidades que o Universo nos envia diariamente.
Se nunca experimentar, nunca saberá o que é! Se não experimentar fica desligado da oportunidade de descobrir um mundo mágico de significado!
Apaixonada que sou por tudo o que me faz crescer e evoluir, resolvi ajudá-lo nesta viagem, publicando o meu estudo pessoal das cartas, fruto de imensa leitura e pesquisa profunda sobre o tema.
Assim, começarei por deixar aqui os links para o estudo dos Arcanos Maiores do Tarot.
O Louco; O Mago; A Papisa; A Imperatriz ; O Imperador; O Hierofante ; Os Enamorados; O Carro;
A Força; O Eremita ; A Roda; A Justiça; O Enforcado; A Morte; A Temperança;
O Diabo ; A Torre; A Estrela; A Lua; O Sol; O Julgamento; O Mundo.
Namastê! E Boa Viagem ao teu Mundo Interior!
Comments are closed.