Os Arcanos Menores

Os Arcanos Menores numerados expressam momentos particulares do ser humano (atividades, preocupações, emoções e pensamentos), nas diferentes abordagens à vida.

Assim poderíamos dizer que as 10 cartas de Paus (elemento Fogo) representam as dez maneiras de viver ou expressar a nossa energia criativa e sexual. Conectada com a essência em direção ao novo no Ás, dividida no 2, como uma expressão da nossa individualidade no 3, de um modo ordenado e estruturado no 4, insistente no 7, como uma explosão no 8, etc.

As Copas são instrumentos recetivos vinculados ao elemento Água, feminino/recetivo. As 10 cartas de copas representam diferentes estados emocionais: o desabrochar emocional no Ás, a auto estima no 2, a estabilidade emocional no 4, a alegria no 6, a tristeza no 8, o sufoco no 10…

As Espadas são forjadas no fogo e temperadas na água, assim como o elemento Ar, masculino e ativo. As espadas correspondem à mente e no mundo de expressão das espadas, temos o mundo da mente, das ideias, dos projetos, da informação e da linguagem, da atividade mental, etc. As 10 cartas de espadas, mostram então os 10 estados ou mecanismos mentais: a mente silenciosa ou não-mente no Ás, a mente em paz no 2, arrasada pela dor no 3, destrutiva no 5, objetiva no 6, esponja no sete, cruel no nove, etc.

Finalmente, os Ouros, matéria prima dada pela Natureza (Terra), feminino/recetivo, o mais saturado dos 4 elementos, correspondem, em primeiro lugar ao nosso corpo, em segundo lugar com o mundo material. Os temas são o corpo e as suas necessidades, a saúde, o dinheiro, a casa, as fontes de rendimento… As 10 cartas de ouros expressam 10 maneiras diferentes de nos relacionarmos com o corpo e com o mundo material: despertando a nossa consciência corporal e ou iniciando um empreendimento material no Ás, construindo uma estrutura estável no 4, destruindo o corpo e/ou as finanças no 5, melhorando a saúde e beleza ou atingindo um estado financeiro de harmonia e equilíbrio no 6, etc.

Não somos compartimentos estanques. É claro que uma carta de copas (emoções) pode afetar-nos energeticamente nas outras áreas da vida (pensamentos e ações)… e as energias dos arcanos menores são essa mesma dança perpétua de energias que se entrelaçam e cruzam infinitamente todos os dias.

Nesta página (que ainda está em construção! Tenha paciência!) vamos introduzir um por um, cada sequência de Arcanos Menores por Naipe ou Elemento.

Espero que te ajude na interpretação das tuas mensagens diárias! Vais poder visualizar que área da tua vida está em destaque e de que forma estás a expressar essa energia!

Ás de Paus ; 2 de Paus; 3 de Paus; 4 de Paus; 5 de Paus; 6 de Paus; 7 de Paus; 8 de Paus; 9 de Paus; 10 de Paus;

Ás de Copas; 2 de Copas; 3 de copas; 4 de Copas; 5 de Copas; 6 de Copas7 de Copas; 8 de Copas; 9 de copas; 10 de copas;

Ás de Ouros ; 2 de Ouros ; 3 de Ouros; 4 de Ouros;5 de Ouros; 6 de Ouros; 7 de Ouros; 8 de Ouros; 9 de Ouros; 10 de Ouros;

Ás de Espadas; 2 de Espadas; 3 de Espadas; 4 de Espadas; 5 de Espadas; 6 de Espadas7 de Espadas; 8 de Espadas; 9 de Espadas; 10 de Espadas;

 

 

 

 

 

Com amor,

GaiaNamastê!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostaste deste blog? Espalha a palavra:)